29/05/2009

Mídias na Educação

São muitos os cursos promovidos de forma gratuita pelo Governo Federal, um deles é o de "Mídias na Educação". O material está disponível na Internet para os cursistas bem como para nós que estamos dispostos em acompanhar os novos desafios educacionais.
Lembrando as inúmeras possibilidades que tenho...
Penso...
Quantas horas semanais me dedico aos meus estudos?
Como posso me capacitar profissionalmente se não estudo?
O que meus alunos esperam de mim?
O que sei sobre as novas tecnologias? Será que os meus alunos, que sabem mais que eu, não poderiam estar no meu lugar em muitos momentos nas aulas?
Estou aprendendo com meus alunos ou o saber é só meu?
O tempo passa.... e eu, em que tempo estou?

19/05/2009

Curso de 40h Lagoa Vermelha

No encontro de amanhã, dia 20/05, estaremos trabalhando com o aplicativo "impress". Serão explorandas as possibilidades do uso de slides. O objetivo é o de criar uma apresentação com um determinado conteúdo disciplinar a ser trabalhado com os alunos.
Os e-mail e a criação de blogs também farão parte deste encontro de estudos.
Para um próximo encontro, ainda com data a ser marcada, vamos navegar na internet:

13/05/2009

Curso de TIC 100h

Na unidade 2 deste curso é sugerido o blog Info Edu, no qual a prof. Ana Margô Mantovani postou links que remetem para muitos blogs, com o foco educacional. Vale a pena conferir. Link para o Info Edu também está disponível na lateral deste blog.

Curso em Lagoa

Amanhã, dia 14, estarei em Lagoa Vermelha trabalhando com professores de duas Escolas Estaduais. Para a exploração do aplicativo writer estaremos utilizando recortes das falas de Moran sobre as Tecnologias na Educação. Neste texto Moran nos fala que "É maravilhoso crescer, evoluir, comunicar-se plenamente com tantas tecnologias de apoio". E nos remete a importância de nosso papel de professor:

"O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante. Num segundo momento, coordena o processo de apresentação dos resultados pelos alunos. Depois, questiona alguns dos dados apresentados, contextualiza os resultados, os adapta à realidade dos alunos, questiona os dados apresentados. Transforma informação em conhecimento e conhecimento em saber, em vida, em sabedoria -o conhecimento com ética".

As aprendizagens realizadas pelos professores cursistas, não se limitam a exploração do uso dos aplicativos, mas sim, o que o este aplicativo pode nos auxiliar nas novas aprendizagens. Bom estudo para todos.

11/05/2009

Proposta do governo

As surpresas continuam... agora com a proposta de mudança na educação do RS.
Indico a leitura de um comentário sobre este assunto feito por minha professora de Especialização, Suzana Gutierrez, com postagem no dia 08/05.