22/07/2010

A ponte

Nada mais belo de que se emocionar...
São tantos os caminhos, e as escolhas também. Mas o que fica de mais importante são as lições aprendidas, os valores...
Para que tenhamos um período de descanso, curtindo os que amamos, sem a preocupação de que estamos comendo demais, etc. e tal... uma folga agora, necessária para curtirmos um belo vídeo, com uma linda lição de vida.

21/07/2010

Seminário em Ijuí

Estive representando o NTE no VII Seminário de Tecnologias Educacional em Ijui no dia 19. Um dia com muita chuva e frio. Neste encontro houve a socialização de práticas realizadas em escolas com o uso de diferentes recursos tecnológicos. Gostei muito de ter participado e o pessoal do NTE de Ijuí e demais colaboradores estão de parabéns pela forma que foi conduzido este evento.
Este vídeo nos foi apresentado no seminário, socializar é o que importa.

O problema não é meu!!!

Este vídeo "O problema não é meu" é muito legal e nos faz repensar sobre a responsabilidade e comprometimento no nosso trabalho.
São muitas as atividades a serem feitas e se não nos ajudarmos a equipe toda vai mal. O desafio de colaborar, ajudar, somar, crescer juntos, é nossa.
O vídeo é  D +.

17/07/2010

A Prova de Fogo



Este filme é muito legal, os que querem ou já escolheram seus parceiros irão amar. A mensagem é linda,  toca o coração profundamente. Casados ou não... assistam que vale a pena.

16/07/2010

Formulário no Google Docs

Uma dica legal sobre como criar um formulário a ser preenchido na internet é o que a Marjorie postou em seu blog, é só conferir.

14/07/2010

Revista TV Escola





Você já teve acesso a revista, já leu? Esta é a oportunidade de baixar ou ler oline, os assuntos são de seu interesse também, confira.

Slideshare

Hoje haverá o encontro final do curso de 40h, no NTE, para sanar as dúvidas, uma delas foi o de hospedar seu slide. Aqui segue um tutarial da colega de graduação Lene.

13/07/2010

Educação em Rede

Quem assistiu "Tecnologia e Metodologia", vai agora, através deste outro vídeo, perceber a importância da educação em rede.
As atividades escolares buscam promover o uso das tecnologias para que as aprendizagens aconteçam através de interações com o outro, este outro de que falo, é o aluno de outra cidade, de outro país, ou a escola também distante daquela em que o professor atua. São chats, fóruns, etc. os meios e as possibilidades são muitas e aí entra a criatividade dos professores em utilizar estes meios como mais um processo de interagrar o aluno, num mundo que hoje se apresenta aberto a comunicação.

12/07/2010

Uso da sala de aula digital

Em nossos cursos sempre procuramos orientar os professores  para utilizarem as salas de aula digital como uma extensão da sala de aula. Um exemplo legal é de uma prática realizada pela professora Marlene, da Escola Monte Castelo.  Confera  visitando seu blog.

09/07/2010

Uso de planilhas compartilhadas

Um atigo para ler com calma aprofindando o conhecimento está postado no Blog Caldeirão de Idéias. É só entrar lá e conferir.
Outra postagem que não dá para deixar de ler também está postada no blog acima referido e com o tema: "Profesor X Inovação: uma batalha perdida?" tendo como fonte : professor digital.
Um tempo para nossas leituras é indispensável. Cabe aqui, após as lermos, uma reflexão profunda. 

08/07/2010

Curso no NTE

A festa foi grande no último encontro do curso de 40h no NTE. A turma sempre foi muuuuito animada e não podia ter faltado um chá especial e os salgadinhos que a turma carinhosamente providenciou.
Como a euforia, em aprender muito mais, é tanta, na próxima quarta-feira quem puder vir ao NTE vai descobrir mais possibilidades de se utilizar o computador/internet no seu dia a dia na escola. 
 Aqui fica a lembrança de bons momentos, pena que faltaram umas meninas...


02/07/2010

Filme - Invictus

Vamos lembrar deste nome: INVICTUS, um filme maravilhoso, que vem  nos apresentar fatos da luta de Nelson Mandela  contra o racismo.
Como agora está acontecendo a Copa do Mundo  na  África é cabível  assistiermos este filme para conhecermos um pouco mais sobre a história de Mandela.

Alexandre Costa muito bem fala sobre este filme, na página do Expresso e que  aqui posto na íntegra. 

"Invictus" é um filme em que Clint Eastwood procura mostrar a grandeza de um líder que soube estar acima do ódio e do desejo de vingança, evitando que o fim do apartheid fosse seguido pela vingança dos negros face aos brancos sul-africanos.
Morgan Freeman é Nelson Mandela. Matt Damon o capitão da selecção sul-africana de râguebi. Inesperadamente, o caminho dos dois personagens vai cruzar-se numa "aliança" fulcral para o momento de viragem que o país encetava.
Em 1994, quando Nelson Mandela assume a presidência, apenas quatro anos depois de ter sido libertado da prisão onde permanecera três décadas, o país preparava-se para receber o Mundial de râguebi.

A vitória de todos os sul-africanos

Quando se esperava que Nelson Mandela executasse uma limpeza dos brancos dos lugares chave, o novo Presidente surpreendeu, sobretudo, pela estratégia utilizada para promover a união entre brancos e negros.
A selecção nacional de râguebi era um dos grandes símbolos da nação para os sul-africanos brancos, o que a tornava automaticamente alvo de ódio dos negros.
Apesar de todos os graves problemas sociais, económicos e políticos que Nelson Mandela tinha para resolver, o Presidente tratou de arranjar tempo na sua agenda para se empenhar numa almejada, mas muito pouco provável, vitória da África do Sul no Mundial, que viesse a ser celebrada por todos os sul-africanos.