29/07/2011

A imagem fala

Recebi esta imagem por e-mail de minha querida amiga Téo que agora mora em POA. Não resisti em publicar. 

Novas tecnologias

Mas... nem sempre as nova funcionam tão bem, muitas vezes a saudade das antigas é que nos embalam.


Professoras de artes também tem par vocês.

Futebol

Nem todos amam, para os apaixonados um riso a toa...

Shaun The Sheep - Futbol

28/07/2011

Filmes

Na área educativa um espaço para bons filmes sempre é importante. Aqui uma lista interessante onde no final os que comentaram sugerem outros mais...

27/07/2011

A Fonte

Aqui uma indicação do Coordenador do NTE de Rio Grande que reproduzo na íntegra suas palavras.


A animação acima, que descobri no You Tube, chamada A Fonte, ótima para trabalhar com alunos os conceitos de colaboração (entre colegas, quando mediada pelo professor) e cooperação (entre colegas, sejam alunos com alunos, educadores com educadores).
Para se atingir um objetivo, no caso da fonte, seja ela qual for, que em princípio possa parecer quase irrealizável de forma solitária, é preciso pensar no apoio de quem busca os meus objetivos. Educar é diálogo entre dois mundos (o do aluno e o do professor, o dos pais e de seus filhos).
Afinal, a fonte do saber é algo para ser compartilhado entre todos e sempre.
Saber compartilhar é sinônimo de efetivamente educar.

24/07/2011

Podcast

A fala de muitos nos tocam.  Aqui uma lista de Podcast do Prof. Marins que tem o dom da palavra,  assim fica aqui um registro para quando se fizer necessário.

21/07/2011

Estamos em aula

União da Serra em dia de estudos.
O Blog da escola está sempre atualizado

19/07/2011

Túnel de Mídias

Navegando por aí entrei no blog do NTE de Itapiranga e encontrei esta postagem muuuito interrante que quero compartilhar também.

É o Túnel das Mídias, clique na imagem e navegue.

Sugestões de Sites e Blogs

Educadores, aqui na lateral deste blog se encontra o link para meu outro blog onde encontra-se uma grande lista de endereços de Blogs e Sites educativos.

Mudou porque a edição das páginas fazia com que sumisse a maior parte dos endereços, e de tanto perder resolvi postar esta lista em outro blog.

12/07/2011

Tempo a Tempo

Tempo a Tempo from Roberto Esteves on Vimeo.
As tecnologias e a evolução de quem ainda hoje vive neste tempo de mudanças. Reproduzo aqui a sinopse:
"Neste vídeo podemos ver que em meados do século XXI, em que a tecnologia e o seu avanço são um facto inconstatável, José Barreiro marca a sua presença com uma história de vida que o mantém preso ao seu passado.
É um homem que preserva as suas memórias através dos objectos que mantém em casa, por isso, a sua casa é um pequeno mundo privado existente no tempo actual. O seu neto acaba por ser o meio de comunicação com a evolução, mas José Barreiro recusa-se firmemente a aceitar a época e o estado de mudança em que vive, com receio de perder as suas memórias..."

É demais Ex-ET

Viver e viver, mas com muuuita alegria e aprendendo sempre.
encontrei este vídeo no Blog Geografia da Infância.


Ex ET from Benoit Bargeton on Vimeo.

07/07/2011

Curso em Tapejara

Nesta última quarta, eu e  a Margarida, saímos às 7h de ônibus com destino a Tapejara. O frio era intenso e a geada foi nosso cartão postal de viagem.
Estivemos trabalhando na escola Fernando Borba nos recursos do linux.
Pela tarde, antes do intervalo, uma parada para registrar os que estavam presentes na sala. A diretora Marlene ficou de fora, pois  estava preparando nosso delicioso lanche. Fica a promessa de fotografar o pessoal da manhã, o qual acontecerá na escola Valeriano.
Neste encontro os Blogs dos cursistas  estavam acesso.

04/07/2011

Curso em Marau

Escolas Municipais de Marau também estão recebendo formadores do NTE para o Curso de Introdução à Educação digital. Estamos atendendo duas turmas de mais de 20 cursistas cada.
Os encontros acontecem nos dias 01, 05 e 13 de julho e 04, 08 de agosto. O grupo de cursistas é composto de gestores, professores, técnico e representantes da SME.
Aqui a foto da galera no dia 05/07 que mesmo com muuuuito frio não perdeu o encontro de estudos!!!
PS. O Henrique estava atrás da digital registrando este momento.

Curso finalizado

No último dia 30/06, eu e a Colega Sonia, estivemos encerrando os encontros do Curso de Introdução à Educação Digital, na Escola Delfina Loureiro de Lagoa Vermelha.
Gravamos as falas dos cursistas, que nos deram uma demonstração de que vale a pena usar os computadores nas práticas pedagógicas. Ficamos motivadas percebendo que o curso impulsiona o uso das TIC na escola e a aprendizagem dos alunos também acontece neste espaço escolar. Parabéns ao grupo de cursistas.