28/10/2008

Cursistas...

Lembrando a fala de uma cursista de Guaporé, penso ser importante que todos procurem visitar blogs e fazer uma leitura sobre os mesmos.
Observem: cores, nomes, objetivos, imagens, tamanho das postagens, links - laterais ou no corpo da postagem (hiperlink) etc... Assim cada cursista define e focaliza seu blog buscando publicar o que realmente interessa ser registrado.
Sugeri uns blogs em postagem abaixo dos vídeos. Busque também na internet, blogs de diferentes assuntos, para poder fazer uma avaliação mais ampla e assim situar o seu.
Seja curioso (a) e visite o wiki vendo o que os (as) colegas estão postando em seus blogs... muitas sugestões...

19/10/2008

Liderança

Dia 7, um dia antes do Seminário dos NTEs em POA, estive no lançamento do livro " Justiça 21 - Semeando Justiça e Pacificando Violências" onde iniciativas e experiências de trabalho objetivando a pacificação de violência de crianças e adolescentes estão registradas. Fiquei feliz em recebê-lo bem como de tê-lo autografado pelo organizador, Juiz de Direito: Leoberto Brancher, e líder de minha amiga Fátima, a qual é parceira de trabalho. Sei que mais uma colega da Fátima, a jornalista Susiâni Silva participou da organização deste livro.
Liderança: este assunto me veio em mente, pois após o lançamento do livro, entre uma conversa e outra, com minha amiga surgiu o assunto sobre liderança e chefia, e esse tema veio a tona hoje. Ao entrar no bloglines, onde me deparei com o texto de autoria de Eduardo Zugaib sobre: chefe ou líder... sua fala me fez refletir pois diariamente estamos envolvidos em tomada de decisões.

15/10/2008

Professores

Feliz dia professor(a)!!!
Quanto mais se aprende, mais se quer ensinar.
Quanto mais se ensina, mais se quer aprender."
Içami Tiba

14/10/2008

Escola Mário Quintana

Terei um encontro com os professores do turno da noite no dia 20, o qual servirá para os professores conhecerem o material do MEC disponível nos computadores da Escola.
Dia 13 de novembro o encontro acontecerá nos turnos da manhã e da tarde.

13/10/2008

Seminário dos NTEs

Estivemos em Porto Alegre na semana que passou para uma troca de experiência entre os NTEs do Rio Grande do Sul. A Secretária de Educação do Estado falou na abertura do Seminário e os trabalhos tiveram continuidade com a participação da prof. Zélia, Coordenadora da CATE. Neste seminário, nós do NTE de Passo Fundo, tivemos a oportunidade de saber como estão acontecendo os trabalhos dos outros NTEs. Quem faltou neste encontro foi o nosso colega Eoil.

01/10/2008

Curso 40h

Cursistas das Escolas: Félix e Frei Caneca de Guaporé, Mário Quintana de Passo Fundo e Casimiro de Abreu de Caseiros, estejam atentos às atividades à distância que, para lembrá-los (as) estão postadas no wiki. Facilitando o processo de acesso aos endereços, na própria página do wiki de sua escola postei os links.
Lembro que a soma das horas do curso a distância estão relacionadas as postagens no blog, pois a parte presencial proporciona os encaminhamentos para as atividades à distância.
Como não teremos muitas aulas pela frente é importante colocar em dia as atividades. No wiki está meu e-mail para qualquer dúvida.
Durante a próxima semana estarei participando de um Seminário dos NTEs em Porto Alegre, assim vocês terão mais tempo para fazer a maior parte das atividades, e na próxima aula presencial faremos uma retomada sanando as dificuldades.

Lilian Burgardt é autora de um texto publicado no site UNI>ERSIA , onde com o título "professor 'blogueiro'", comenta as diferentes formas de comunicação pelo qual o blogueiro se expressa. Vale a pena conferir.