02/07/2010

Filme - Invictus

Vamos lembrar deste nome: INVICTUS, um filme maravilhoso, que vem  nos apresentar fatos da luta de Nelson Mandela  contra o racismo.
Como agora está acontecendo a Copa do Mundo  na  África é cabível  assistiermos este filme para conhecermos um pouco mais sobre a história de Mandela.

Alexandre Costa muito bem fala sobre este filme, na página do Expresso e que  aqui posto na íntegra. 

"Invictus" é um filme em que Clint Eastwood procura mostrar a grandeza de um líder que soube estar acima do ódio e do desejo de vingança, evitando que o fim do apartheid fosse seguido pela vingança dos negros face aos brancos sul-africanos.
Morgan Freeman é Nelson Mandela. Matt Damon o capitão da selecção sul-africana de râguebi. Inesperadamente, o caminho dos dois personagens vai cruzar-se numa "aliança" fulcral para o momento de viragem que o país encetava.
Em 1994, quando Nelson Mandela assume a presidência, apenas quatro anos depois de ter sido libertado da prisão onde permanecera três décadas, o país preparava-se para receber o Mundial de râguebi.

A vitória de todos os sul-africanos

Quando se esperava que Nelson Mandela executasse uma limpeza dos brancos dos lugares chave, o novo Presidente surpreendeu, sobretudo, pela estratégia utilizada para promover a união entre brancos e negros.
A selecção nacional de râguebi era um dos grandes símbolos da nação para os sul-africanos brancos, o que a tornava automaticamente alvo de ódio dos negros.
Apesar de todos os graves problemas sociais, económicos e políticos que Nelson Mandela tinha para resolver, o Presidente tratou de arranjar tempo na sua agenda para se empenhar numa almejada, mas muito pouco provável, vitória da África do Sul no Mundial, que viesse a ser celebrada por todos os sul-africanos.

2 comentários:

Nilza disse...

Rose, legal, consegui assistir ao teu vídeo.

Nilza disse...

Já fiz o comentári