30/06/2007

Lendo e escrevendo


Hoje, um sábado de noite e eu estudando, mesa da cozinha na sala... é a maneira que encontrei para não atacar a geladeira, bobagem, não sou disso não. Agora ainda está cedo e vou acrescentar algo mais no meu TCC sobre internet. Alguns escritos significativos de Moran.

28/06/2007

3º envio TCC para Orientadora Su


Esta imagem representa que ando tão grudada no computador, que chega a arder os olhos, mas, nada como um "sorinho"para manter a concentração, rsrsrs.
Eram quase cinco horas da tarde de hoje quando a prof. Su, minha orientadora do TCC, me enviou um e-mal. Nele as orientações gerais bem como comunicava que no final de semana estaria dando retorno do que a ela foi enviado.
Hummmm, nesses últimos dias eu tenho feito uma revisão, inclusive observando as orientações onde não deveriam estar constados os nomes de alunos, etc. decidi então enviar o TCC, da forma que ele se encontrava pois seria importante para mim, saber da prof. Su sobre esta última construção e não a anterior. Espero que ela possa dar uma olhada nesta terceira.
Estou gostando de fazer o TCC, mas sempre encontro parágrafos, frases, algo para ser repensado e reescrito. Com calma e um pouco por dia, vou em frente.
Obaaa, PROA 17 sempre na ativa. Agora deu uma pane aqui no meu PC e esta postagem ficou salva. Legal.

27/06/2007

PA com prof. do Currículo

Estive na Escola do estágio, junto com o colega Eoil, conversamos com os professores que trabalham, principalmente, com o currículo. Foram significativas as informações que trocamos. Foi importante lembrar o professor que o aluno aprende quando tem sede de descoberta, 3 grupos foram apresentar seus trabalhos e houve trocas com os alunos também.
Muito interessante a vontade que os professores tem em ver novas possibilidades educativas, pois o desinteresse pelas aulas tradicionais é enorme.
Próxima quarta-feira estaremos novamente na escola, com os professores do noturno.

26/06/2007

PA pela noite na escola

Fomos convidados agora de manhã, pela professora Natália, para uma conversa sobre Projetos de Aprendizagem com os professores do turno da noite no Instituto Cardeal Arcoverde.
13/06 PA com professores do turno da manhã, o qual já aconteceu.
27/06 Turno da tarde.
04/07 Turno da noite.
Eu e o Jr. saímos da escola superfelizes, pois a conversa entre eles deve estar acontecendo e por isso o interesse em saberem mais sobre esse tema.

24/06/2007

TCC - parte 2

Nesses últimos dias estive rascunhando meu TCC. Ao abrir ele a pouco percebi que ele não está com carade TCC mas sim de um relatório. Tenho que mudar isso. Sei que não preciso no TCC contar as entrelinhas....tim tim por tintim, por isso a aprtir de amanhã vou iniciar reescrevendo minhas postagens. Lendo, relendo e aprendendo.

Dia de São João


Adoro dia de São João. Para mim este dia sempre foi marcado com festa, muita alegria, bem como pinhão, quentão, pipoca e outras guloseimas mais.

Uma pequena frase de muitas para o meu TCC.
Os conhecimentos produzidos pelas ciências, estão ao alcance através dos ambientes informatizados da escola. Para tanto, a escola que permite que atividades educacionais sejam possibilitadas, as quais ultrapassem os muros das escolas, promove relações de aprendizagens com as ciências colocadas a disposição para quem queira com ela interagir.
Agora tenho que digitar o que tenho feito no papel e preferencialmente com o uso do lápis.
Não vi as fitas de acordo com que eu tinha me organizado. Devo fazer isso o quanto antes.

23/06/2007

TCC

Mergulhando em meu TCC...
Enviei para a prof. Su a segunda versão do TCC dia 22, sendo que nesta já tem minhas falas. Como não estou utilizando formatação fica em forma de rascunho. Sei que devo fazer muitas correções pois do papel para o teclado mudei certas colocações e depois disso não reli.
O TCC, este está fazendo com que eu pense mais que o normal, digo isto porque não me acho tão boa em escrever o que penso. Sei que tenho que melhorar e este TCC é um grande exercício.
Penso hoje ver a filmagem referente a apresentação final no quinto encontro e fazer a postagem, amanhã, domingo.
Assisti parte do filme/documentário "o segredo", se for feita uma análise para que ele tenha referência a educação muitas são as atitudes de mudança que devem ocorrer. Pensar positivo só não ajuda mas sim ações positivas que produzam mudanças significativas.
Estamos estudando o Linux Educacional nas quintas no NTE.

18/06/2007

Livros e PA

Chegaram mais dois livros para meu TCC "As Tecnologias da Inteligência - O futuro do pensamento na era da informática" de Pierre Lévy e "Aprendendo para a Vida: os computadores na sala de aula" de Fernanda Maria Pereira Freire e José Armando Valente (orgs.) Mais leituras muito boas para fazer.
Hoje me detive em assistir minhas aulas as quais foram filmadas, mas pelo que vi, quase nada mais a acrescentar ao que foi colocado no diário de bordo, logo a seguir da prática realizada. Mas percebi a importância em filmar, assim pude ver que tenho repetido certas colocações, que eu deveria ter observado melhor dois grupos que ficavam do outro lado do corredor, e nas filmagens eles buscavam ver outas coisas enquanto eu não estava por perto. Importante para procurar acertar mais.
Hoje a supervisora do Instituto Arcoverde nos ligou para agendar, com o Eoil e eu, a ida na escola para conversarmos com os professores do currículo a respeito de Projetos de Aprendizagem. Muito importante a escola parceira estar procurando querer saber mais sobre os PAs. Semana passada 13 professores, e agora, quem sabe outros tantos.
Este encontro será no dia 26 ou 27 pela parte da tarde.

17/06/2007

Passeio


Só consegui ler um pouco do livro "Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica" de Moran, isso durante a ida para a cidade de minha mãe que completa amanhã 69 anos. 7 horas em um ônibus, mas não deu para ler muito não.
Minha mãe e eu.

15/06/2007

Modelo do blog

Mudei o modelo deste blog. Mas na realidade eu queria colocar uma linda imagem junto ao título deste blog, não consegui por ter que fazer em HTML. Nesta parte este blog não se adaptou ao novo, o qual não é necessário fazer uso do HTML.
Deste blog poderei ir para o blog das tecnologias criado para a disciplina do PROA 17 - Blogs e Flogs, como também para o Fruta Boa, meu blog de testes, o qual faço meus experimentos o qual foi criado para andar junto ao do PROA 17 e também ao Tempo de Aprender, meu blog pessoal onde coloco minha caminhada no NTE, bem como meus achados, ou seja, links para páginas ou sites legais.

Apresentação PAs Arcoverde

Realizados, eu o Jr, saímos do Instituto Acoverde, escola onde aconteceu a parceria, pois os 13 professores presentes no encontro, sobre Projetos de Aprendizagem, demonstraram um grande interesse sobre o assunto bem como o envolvimento nas conversas foi muito produtivo.

Nesta manhã 4 dos grupos apresentaram seus PAs para podermos exemplicar de forma concreta os PAs.

No final da manhã um professor, que até então, não tinha se pronunciado pediu um tempo e mostrou um livro que tinha em mãos, disse que seria importante que todos lessem o mesmo "A lei da Atração" o qual teria relação sobre as reflexões que fizemos nesta 1h 30 min, da forma em se apreder com tesão e empatia. O Livro é baseado no filme "o segredo" Já providenciei a reserva e nos próximos dias quero ver este filme.

A diretora nos falou da importância em irmos falar com os professores do turno da tarde, proporcionando também para eles conhecer como se dá o processo dos Projetos de Aprendizagem.

Ficamos felizes por esta caminhada, que envolve a escola desde a prática com os PAs, refletindo agora na reflexão sobre o processo com a participação dos professores da escola.

10/06/2007

Postagem nº 100 TCC


Que coicidência...esta postagem de número 100 vem no primeiro dia em que meu TCC está sendo registrado e por certo tomando forma. Penso que ele não vai ser tão complicado como parecia ser, é claro que estou somente na parte onde relato a prática, quando eu partir para a fundamentação teórica do PA, espero que não seja complicado e os vários livros que encomendei cheguem o quanto antes.

04/06/2007

Criar blog

02/06/2007

Frio

Mais uns dias e encerra o PROA 17, o 8 já se foi, daí só resta o TCC. Que bom.
Tem feito muito frio nestes dias, sendo que pqla manhã chegou a ser negativa a tempretatura. hoje 7 graus e vai baixar. Comprei pela manhã um lençol térmico. xooooo frio. Estou muito bem. hoje, sábado, vou dormir ceda, 11 e pouco.