28/03/2007

Segunda aula

2ª aula

OBS: Nesta manhã os períodos foram reduzidos, trabalhamos até as 10 h.

Sala de aula:

  • Algumas informações recolhidas; 6 alunos possuem PC em casa e 10 tem acesso fácil fora de casa.
  • Nenhum aluno entrou nos projetos neste período, incentivei para que eles entrem, comentem, enfim, sintam que o PA é seu e pode ser mais explorado.
  • A professora de Língua Portuguesa conversou com alunos no aproveitamento dos PAs para trabalhar conteúdos em sala de aula. - dito por alunos. Amanhã dia 29 conversarei com calma com a professora.
  • Retomada do PA quanto aos comentários, certezas e dúvidas, andamento do PA. Falei para eles reverem , pois na primeira aula tudo era novo, e esta metodologia de trabalho é diferente.
  • Dois alunos novos - ambos trabalharão juntos uma questão. Um dos alunos veio de transferência e o outro tinha faltado. Quando um deles falou de sua pergunta o outro disse logo: "vou fazer com ele", se interessou no assunto cicatrizes.

No laboratório:

  • Ligaram o computador, o que normalmente era feito pela pessoa responsável pelo laboratório, mas agora ela está em sala de aula boa parte do tempo.
  • Visitaram a página do Projeto Amora, o qual tem link na página da escola. Entraram em alguns projetos. Muitos procuraram entrar em assuntos de sua curiosidade enquanto outros procuraram ver projetos com algum tema próximo ao seu. Percebi que gostaram muito e se tivessem mais tempo iriam olhar muito mais.
  • Entraram nas páginas dos wikis dos colegas da turma, no momento em que oprtunizei isso, me pareceu que eles não demonstraram muito interesse em ver os PAs dos colegas, mas sim queriam abrir o seu wiki e continuar suas buscas.
  • Leram os comentários postados por mim, dessa forma percebi que eles deram uma parada para pensar no PA deles, procuraram ver se correspondia ao que eu tinha comentado.
  • Continuaram as pesquisas, revendo primeiro o que tinha sido feito até então.
  • Criação de página do wiki para o grupo 9 - alunos novos. (tema: cicatriz) Criei a página, e ekes acompanharam o processo e iniciaram as postagens. Neste momento, um dos componentes do grupo "gêmeos" se incorporou a este grupo - Este gosta de entrar em páginas fora do tema da pesquisa. Conversei com este grupo que eles teriam que se organizar para que todos pudessem manusear no PC.
  • Mudaram o tema o grupo que estava pesquisando sobre animais antigos (agora sobre jogos). Este grupo estava sem rumo, sem saber o que buscar, na realidade eles não gostaram do tema que escolheram e pediram para mudar. Permiti que mudassem para algo do interesse deles. Depois de muita conversa entraram num acordo onde pesquisariam sobre um tema que ambos gostassem, e assim foi. Escolheram sobre um determinado jogo de internet. Obs: Com muito domínio iam criando páginas e links, os quais eu tinha somente comentado com a turma.
  • Um dos alunos da pesquisa sobre gêmeos saiu do grupo e migrou para o da cicatriz. (incompatibilidade pessoal). Este grupo tentou centralizar a busca pois estavam fugindo do tema. Deram-se conta disso após lerem os comentários no wiki.
  • O grupo sobre o tema clonagem de celulares está esgotando as possibilidades de se conseguir buscar mais alguma informação e partirá para (clonagem humana). Na primeira aula comentaram que o segredo do clone não está aberto na internet e que o processo de clonagem também não é muito difundido. Na verdade colocaram que o tema não está do interesse deles e que o que querem buscar é sobre clonagem humana. Sugeri que fizessem isso mas antes que tentassem finalizar o da clonagem de celulares, até o ponto máximo que eles conseguissem ir.
  • Ficaram de fazer comentários da caminhada nos comentários da página da escola.
  • O professor Eoil sempre tem participado de minhas aulas, filmando, ajudando quando os PCs dão pane e principalmente em seu silêncio observando,.Ainda bem que ele está por lá, pois assim comentamos depois sobre a aula, e tento, dessa forma, me auto-avaliar, rever minha postura como mediadora neste PA que é dos alunos.
  • Conversei com a professora Eliara sobre esta metodologia e todo o processo que está envolvendo esta parceria. (gravei) e tenho que ouvir para depois postar aqui as colocações dela.
  • Obs: Esta aula foi bem calma, os alunos estavam mais centrados nas suas atividades. Gostei.

Nenhum comentário: