31/03/2007

PROAS 05 e 12

Ontem dia 30 fiz a postagem referente a 1 ª semana do pROA 5 e hoje a primeira do PROA 12 referente ao tema "peceptor ativo versus receptor passivo". Todo o material que envio vou guardando em uma pasta do mesmo proa.
Hoje estou buscando bibliografias para a monografia, tenho que comprar uns livros.
Hoje sábado, iniciei com os dados para o IR. Fazer o q!!!

Apresentações dos PAs

12 - 29/03/07
Agendamento das apresentações dos PAs dos alunos.

Apresentações para as turmas

Eu e o Eoil estivemos conversando com as professoras parceiras e a diretora da escola. Estudamos juntos a melhor forma de que esta metodologia, desenvolvida com os alunos da escola, pudesse ser apresentada para o grupo de professores. Ficou decidido que na quinta semana, dia 18, caso tudo esteja pronto, as duas turmas apresentarão com a participação das mesmas, e das turmas onde os professores parceiros tivessem com aulas naquele horário.

Apresentação para os professores

A data ficou a ser marcada, pois a escola estará de aniversário.

28/03/2007

Segunda aula

2ª aula

OBS: Nesta manhã os períodos foram reduzidos, trabalhamos até as 10 h.

Sala de aula:

  • Algumas informações recolhidas; 6 alunos possuem PC em casa e 10 tem acesso fácil fora de casa.
  • Nenhum aluno entrou nos projetos neste período, incentivei para que eles entrem, comentem, enfim, sintam que o PA é seu e pode ser mais explorado.
  • A professora de Língua Portuguesa conversou com alunos no aproveitamento dos PAs para trabalhar conteúdos em sala de aula. - dito por alunos. Amanhã dia 29 conversarei com calma com a professora.
  • Retomada do PA quanto aos comentários, certezas e dúvidas, andamento do PA. Falei para eles reverem , pois na primeira aula tudo era novo, e esta metodologia de trabalho é diferente.
  • Dois alunos novos - ambos trabalharão juntos uma questão. Um dos alunos veio de transferência e o outro tinha faltado. Quando um deles falou de sua pergunta o outro disse logo: "vou fazer com ele", se interessou no assunto cicatrizes.

No laboratório:

  • Ligaram o computador, o que normalmente era feito pela pessoa responsável pelo laboratório, mas agora ela está em sala de aula boa parte do tempo.
  • Visitaram a página do Projeto Amora, o qual tem link na página da escola. Entraram em alguns projetos. Muitos procuraram entrar em assuntos de sua curiosidade enquanto outros procuraram ver projetos com algum tema próximo ao seu. Percebi que gostaram muito e se tivessem mais tempo iriam olhar muito mais.
  • Entraram nas páginas dos wikis dos colegas da turma, no momento em que oprtunizei isso, me pareceu que eles não demonstraram muito interesse em ver os PAs dos colegas, mas sim queriam abrir o seu wiki e continuar suas buscas.
  • Leram os comentários postados por mim, dessa forma percebi que eles deram uma parada para pensar no PA deles, procuraram ver se correspondia ao que eu tinha comentado.
  • Continuaram as pesquisas, revendo primeiro o que tinha sido feito até então.
  • Criação de página do wiki para o grupo 9 - alunos novos. (tema: cicatriz) Criei a página, e ekes acompanharam o processo e iniciaram as postagens. Neste momento, um dos componentes do grupo "gêmeos" se incorporou a este grupo - Este gosta de entrar em páginas fora do tema da pesquisa. Conversei com este grupo que eles teriam que se organizar para que todos pudessem manusear no PC.
  • Mudaram o tema o grupo que estava pesquisando sobre animais antigos (agora sobre jogos). Este grupo estava sem rumo, sem saber o que buscar, na realidade eles não gostaram do tema que escolheram e pediram para mudar. Permiti que mudassem para algo do interesse deles. Depois de muita conversa entraram num acordo onde pesquisariam sobre um tema que ambos gostassem, e assim foi. Escolheram sobre um determinado jogo de internet. Obs: Com muito domínio iam criando páginas e links, os quais eu tinha somente comentado com a turma.
  • Um dos alunos da pesquisa sobre gêmeos saiu do grupo e migrou para o da cicatriz. (incompatibilidade pessoal). Este grupo tentou centralizar a busca pois estavam fugindo do tema. Deram-se conta disso após lerem os comentários no wiki.
  • O grupo sobre o tema clonagem de celulares está esgotando as possibilidades de se conseguir buscar mais alguma informação e partirá para (clonagem humana). Na primeira aula comentaram que o segredo do clone não está aberto na internet e que o processo de clonagem também não é muito difundido. Na verdade colocaram que o tema não está do interesse deles e que o que querem buscar é sobre clonagem humana. Sugeri que fizessem isso mas antes que tentassem finalizar o da clonagem de celulares, até o ponto máximo que eles conseguissem ir.
  • Ficaram de fazer comentários da caminhada nos comentários da página da escola.
  • O professor Eoil sempre tem participado de minhas aulas, filmando, ajudando quando os PCs dão pane e principalmente em seu silêncio observando,.Ainda bem que ele está por lá, pois assim comentamos depois sobre a aula, e tento, dessa forma, me auto-avaliar, rever minha postura como mediadora neste PA que é dos alunos.
  • Conversei com a professora Eliara sobre esta metodologia e todo o processo que está envolvendo esta parceria. (gravei) e tenho que ouvir para depois postar aqui as colocações dela.
  • Obs: Esta aula foi bem calma, os alunos estavam mais centrados nas suas atividades. Gostei.

22/03/2007

Assisti PA do Eoil

Como uma espectadora, mas com uma filmadora em punho, assisti a primeira aula do Eoil. Par mim foi muito importante. Sei agora que tenho que ter mais calma, anotar os dados referente ao que os alunos sabem de informática, o que eles acessam, etc. Outro ítem foi quanto ao espaço de comentários, eu não lembrei os alunos de que na tarde, após a aula eu estaria comentando no wiki sobre seus PAs.
Conversei com a professora Melânia e a mesma comentou sobre a conversa - no trabalho em grupos - disse ela de não conseguir trabalhar assim, gosta de atenção e mais silêncio.
Recebi, após minha primeira aula informações importantes, que pena que eu não tive antes para pode melhor traçar o que os alunos sabem de informática, como citei acima e outros dados a mais.
Estou muita cansada, tenho ido deitar em torno da meia noite e acordado às 6 :00 h. É pouco para mim.
Tenho o PROA 7 que preciso ver os textos epostar no fórum, ainda não encontrei um tempo para ele.

21/03/2007

1ª Aula

Estive durante toda a manhã, na turma da oitava série 82, no Institito Estadual Cardeal Arcoverde, dando início ao trabalho de Projeto de Aprendizagem. Iniciei me apresentando, utilizando o período da Prof. Eliara informando minha formação, o motivo de eu estar fazendo esta parceria, o tipo de atividades desenvolvidas com os alunos, o local das atividades. Para iniciar o trabalho com o PA entreguei bilhetes onde eles fizeram as questões referentes ao que eles gostariam de saber. Após isso os dados foram colocados no quadro e os grupos foram se formando, por afinidades de temas. Depois disso eles iniciaram a atividade que envolvia as "certezas provisórias" e as "dúvidas temporáias".
Fomos para o laboratório onde o prof Eoil estaba baixando o mozila, para mais facilmente postar no wiki. As informações referentes a página do wiki tinham sido passadas na sala de aula. No laboratório iniciaram abrindo a pg. do wiki, onde eu tinha preparado uma pg branca com o nome "grupo 1, grupo 2, ...) e nela aprenderam a fazer o log in e editar a pg. partindo para a tarefa de colocar os dados trabalhados na sala de aula, ou seja: nome dos componentes do grupo, temo do PA, ertezas e dúvidas, seguindo com a pesquisa em si. No laboratório inicialmente participou a professora Melânia que ficou anotando o tema e o nome dos componentes do grupo. No último período retornou a prof. Eliara que circulava observando os temas que estavam sendo pesquisados bem como quando era passada informações das ferramentas utilizadas, a mesma demonstrava interesse em aprender. No laboratório um dos grupos agitou bastante, na próxima aula vou conversar melhor com este grupo, para uma retomada do processo todo. Filmei para poder rever atitudes, falas, etc. Senti bastante dificuldade no laboratório pela proximidade das pessoas, o trabalho de discussão se perde no meio de falantes, exige muita concentração. Estou podre de cansada, estava agitada e acordei as 5 da manhã preocupada em como seria este primeiro dia.
Comentários:
PA - o copia e cola como uma forma fácil, prática, pronta, clara, etc. em responder a pergunta.
- uma referência encontrada já servia de tranformar a dúvida em certeza.
- As informações passadas, como pro exemplo: respeitar a autoria - não está nos planos de todos.
- Na difuculdade ao encontrar uma resposta, o desânimo se apresenta.
- Quase nenhuma dificuldade em trabalhar com o wiki ou na própria busca do PA.
- O Orkut como centro de atenção.
- Pressa em terminar o PA, para (supostamente) poder entrar onde queriam.
- Quando o tema foi interessante a profundidade e o gosto pelo PA ia crescendo.
- Muitas trocas.
- Um grupo ajudando o outro (peixes)

20/03/2007

Página no Wiki

Durante a manhã de hoje iniciei o processo prático dos Projetos de Aprendizagem, abrindo a página inicial no Wiki. O endereço da mesma é: http://pa81arcoverde.pbwiki.com. Penso ter feito com que a mesma fique clara e objetiva.
Amanhã dis 21 será meu primeiro dia de PA com os alunos, os quais após escolherem o tema do trabalho, modificarão no side bar o nome do link (grupo x - para o de seu tema).
Toda esta caminhada no wiki foi legal devido ao apoio que tivemos do Eoil, que é 10 em PCs.
Estou bastante anciosa,não conheço os alunos e não sei como será a reação deles perante esta forma de aprender.
Gostei bem mais em poder trabalhar no wiki - via Mozila - pelo que percebi, onde tudo fica claro ao se postar nas pg. do wiki.

16/03/2007

Escola...

Hoje estive novamente na Escola Arcoverde, junto o Eoil, para conversarmos com as professoras parceiras dele. Uma delas, a Andréia, muito legal, entusiasmanda para esta parceria com o Júnior. Depois fomos para o laboratório, organizar a rede pois a prof Vera do laboratório estava precisando de informações, e eu como vou trabalhar com parceiras nessa escola, fiquei antenada para ver o que o Júnior fazia e aprender sempre mais. Neste final de semana vou me organizar para filmar umas aulas, assim tenho como registrar as falas, pois sei da dificuldade que tenho em gravar tudo em minha mente. Mas dá para o gasto.

14/03/2007

Professoras Parceiras

A caminhada para a construção dos Projetos de Aprendizagem, no Instituto Educacional Cardeal Arcoverde, escola esta em que estou fazendo parceria para completar meu curso de Pós Graduação, está ocorrendo de forma muito tranqüila. Hoje pela manhã fui até a escola para conversar com mais uma professora para ser parceira, até então eu teria somente dois períodos semanais para realizar os trabalhos com os alunos. Chegando na Escola, na hora do recreio, pude conversar com a professora Eliara de Castro, como também a professora Vera Rezende coordenadora do laboratório da escola. Surgiu então, como um anjo, a professora Melânia, no corredor onde conversámamos. No período seguinte sentei com a prof. Eliara, na sala dos professores e alinhavamos sobre como será o meu primeiro contato na turma, com a busca do tema, partindo para reunião dos temas em grupo, certezas e dúvidas... e aí vai, Depois conversei com a Diretora Marta Duro Resende Smanioto, que ficou feliz em contar com esta parceria e principalmente com o tipo de trabalho a ser realizado, o qual expliquei como seria. Em seguida o papo foi com a professora de Língua Portuguesa Malânia Maria Dossa, que se mostrou encantada com a parceria e a proposta de trabalho. Entreguei a mesma o material sobre o PA, umas 18 folhas. Espero que não tenha se assustado, mas acredito na importância de uma fundamentação teórica sobre o PA. Fiquei de passar para ela uns sites sobre PA, inclusive o do AMORA. Voltei da escola e já postei no fórum que eu teria mais uma professora parceira.
A turma de 8ª Série 82 tem 26 alunos muito amáveis e estudiosos, segundo as professoras.
Estou feliz e tranquila para iniciar com os Projetos de Aprendizagem, sendo que minha preocupação está em que o PA terá que ser postado em um wiki e será construído mapas conceituais, haja tempo para tudo isso em 3o dias.

12/03/2007

E-mail que sumiu

Estou toda enrolada, não sei porque mas meu e-mail: panesor@terra.com.br sumiu. Caso alguém venha ler isso por favor me enviem para rose12369@hotmail.com.
Foi também um parto conseguir abrir para postar no blog devido a tal conta do google. Que nada, ossos do ofício.

10/03/2007

2007 Que bom estar aqui!!!

Somente hoje encontrei um tempo, isso após minhas férias , para entrar em sintonia com o google para eu conseguir logar neste blog, já que tudo está melhorando, estou correndo atrás de tanta novidade que está por aí.
Já postei no fórum do PROA 1 pois faltavam dados referente os pcs. Estou me organizando para ler, estudar etc... que bom.