29/11/2006

Mapa Conceitual 3

Meu, teu, seu, nosso mapa... a verdade é que muitas vezes eu falo demais, digo o que penso. Por não concordar com as colocações de uma colega espero não tê-la magoado, acredito sim, que sempre busquei postar o que penso, o que sinto, em minhas contribuições no PA. Penso ser esta a única forma de comunicação com as colegas de outras cidades, é elas saberem o que estamos fazendo de forma transparente, clara, para que assim se possa chegar a um entendimento. Hoje talvez eu não tenha sido politicamente incorreta no uso do vocabulário, mas na pressa, meu comentário nos mapas foi um tanto agressivo, e eu, metidona que sou, me achando a porta voz (tenho novamente que me controlar - ficar mais na minha - deixando que todos coloquem o que pensam), fico pensando em dar explicação... Perdão se ofendi.
Ao mapa agora: Estou amando participar da construção deste terceiro mapa conceitual, ele está ficando claro para quem lê, e dessa forma, só numa olhadinha, as pessoas poderão saber o que pesquisamos e o que atingimos como resultado do PA. As ligações ficaram mais explicativas, graças aos exemplos de leitiras que os professores nos indicaram. Faltam 4 dias para o mapa ser postado, então estamos na reta final para que a Alcione, como sempre em sua sábia leitura de imagens, coloque uma imagem de fundo no mapa.

27/11/2006

20ª Semana

Inicia a 20ª semana desta pós-graduação pela UFRGS. Hoje aqui em PF montamos uma sugestão para o terceiro mapa conceitual, o qual ficou mais claro. Esperamos que as demais colegas do grupo tenham novidades ou algo para continuar interagindo, dessa forma se percebe que o que era bom pode ser melhorado ainda mais.

26/11/2006

Leituras


Quanto mais leio, mais percebo a proximidade dos Projetos de Aprendizagens com o construtivismo de Piaget e seus seguidores. A fácil leitura do livro "O professor revolucionário da pré-escola à universidade" de Thomas Joseph Burke está fazendo com que eu compreenda, de maneira clara, o ato de aprender. O processo desafiador, pelo qual estou passando, está me fazendo aprender, assimilando a forma como por mim era sabido o ato de ensinar, a qual até agora não foi modificado pelas escolas, mas segundo Piaget o que se requer da escola é que o aluno, mais do que aprender, aprenda a aprender, aprenda a pensar, resolver problemas, a ser crítico, criativo, flexível, a ser autônamo. A experiência de ser aluna, onde sempre, professores e tutores nos levam a pensar, questionando-nos e levando-nos a ter, mais e mais dúvidas, e através delas, fazendo-nos buscar respostas, e dessa forma fazermos uso de nossas capacidades intelectuais e assim inteligentemente somos conduzidos a buscar todo o tipo de informações nos mais diferentes meios, sejam eles, livros, computador, etc. Segundo Thomas J. Burke, "Quanto mais o professor estimula seus alunos a fazerem a maior parte do trabalho, a fazerem as mais variadas atividades mentais, ele está dando aos alunos a portunidade deles realmente assimilarem e construirem seus novos conhecimentos, o que lhe será útil pelo resto de suas vidas: a capacidade de aprender por conta própria, de pensar com sua própria cabeça".

23/11/2006

buscas

Provas - Busquei fundamentação, através de leitura de textos, um dos quais, o da Rosane Nevado, para a aplicação do método clínico de Piaget, o qual procurou diagnosticar o pensamento infantil, serviu de suporte para que eu pudesse realizar e analizar as provas. As intervenções realizadas foram para explorar o pensamento da criança entrevistada, na busca da justificativavisando identificar os argumentos da criança. (razão das coisas e os porquês), a contra-argumentação da entrevistada, onde ela se envolve na discussão do assunto de que se tratam as provas, com coerência ou contradição, bem como na exploração onde são levantadas hipóteses através do experimento realizado.

21/11/2006

19ª Semana

Esta caminhada está sendo bastante produtiva, na entrevista baseada no método clínico foi muito importante fazermos nós o questionamento, conforme comentávamos eu e a Sonia. Se tivéssemos feito pela postagem da etapa presencial, acredito que não teria sido da mesma forma. Boas novas...comprei um computador novo, dia destes vou estar curtindo ele. Estou um tanto dolorida pois uma colega do NTE está com CA, já passei por isso, pois tive de pele, é muito ruim. Deus é pai e vai estar sempre juntinho ajudando ela.

19/11/2006

Intervenções


A professora Iris me ajudou muito para esclarecer a atividade da prova. Agora compreendi que as intervenções podem ser categorizadas como EXPLORAÇÃO: com materiais, e o experimento levanta hipóteses, por JUSTIFICAÇÃO; as quais são espontâneas e visam identificar os argumentos da criança. A CONTRA-ARGUMENTAÇÃO (controle) que seria a coerência ou contradição no pensamento, confrontando com diferentes pontos de vista. Para fazer a atividade imprimi e reli muitas postagens do fórum e quando fala do concreto me ajuda bastante. Lembro aqui a questão do morango, e o conhecimento do mesmo, em seus diferentes níveis. Assim é com a água, o que importou, na minha querida Déa, foi o copo e não a água. Gostaria de aprender como possso levar a mesma a aprender que não muda a quantidade de água quando passada em formatos de copos diferentes, qual o processo do professor na compreensão dessa criança??? dúvidas???

15/11/2006

18ª Semana

Estive lendo o texto sobre os mapas conceituais, não consegui ainda ter domínio sobre o assunto, tenho dúvidas, vou pesquisar mais sobre o tema em outros textos. Fiquei bastante confusa quanto ao exemplo sobre o PAPEL onde a referência ao PAPIRO no segundo mapa é extremamente amplo e explicativo. Seria assim o mapa, de forma explicativa, onde o próprio mapa responde ao tema pesquisado? Isso tenho que rever.
Tenho outra dúvida quanto ao proa 03, a aplicação das provas. Consta que se categorize o tipo de intervenção que realizamos. Estou perdida nisso. Sei que é o método clínico, mas a frase "...tipo de intervenção..." não entendi, e não sei onde encontrar esta resposta na enorme e difícil leitura sobre Piaget.

12/11/2006

Déa método clínico

Adorei ter feito as experiências do método clínico. Filmei, gravei no celular, tudo aconteceu com uma naturalidade fantástica, tanto foi que nas duas respostas a Déa, minha menina, respondeu da mesma forma que a menina do filme sugerido pelo e-proinfo. Sua resposta quanto a água, que a quantidade fica maior no copo com diâmetro maior e a massa de modelar também maior aquela que ficou "cobrinha". Uma das coisas que devo cuidar é nas perguntas que devo fazer, pensar bem para que elas não influenciem nas respostas futuras... E o final da água foi genial!!! disse a Déa: Rose! a gente testa tomando (qual copo teria mais água), quem toma primeiro ganha!.

11/11/2006

Método Clínico

Amanhã dia 12/11/06 aplicarei duas provas sobre o método clínico de piaget na Déa, filha da minha amiga Fanny. Quero filmar para poder ser correta ao colocar os dados na biblioteca. Teremos pela frente: PROAS 01, 02 e 10 com a terceira versão do mapa conceitual este com o prazo até 03/12.
Quanto ao método clínico penso que me cabe compreender o processo em que a criança desenvolve até mostrar que aprendeu. Em um PA a intervenção que eu realizo vai abrir caminhos para que o aluno aprenda não só sendo curioso, mas muito além disso, que ele seja provocado em ir fundo na busca de encontrar respostas para suas dúvidas e curiosidades. O que percebi num grupo de professores ao participarem de um PA foi a forma como os mesmos foram educados, sempre respondendo ao que o professor quer. O resultado seria para seu prof. e não para eles mesmos. Acredito que quanto mais cedo as crianças tenham o contato com o PA, mais elas se sentirão abertas a criatividade e a outras maneiras de buscar a aprender.

08/11/2006

17ª semana

Boas novas quanto a PAs. Estivemos trabalhando, durante meses, com projetos de aprendizagem com 20 professores da cidade de Guaporé. Foi gratificante ver a apresentação dos trabalhos na noite de ontem no NTE de Passo Fundo. As aprendizagens realizadas, com amor e com dor, também devido a falta de contato com os computadores, mas com o amor ao expressarem o quanto foi importante o fato de todos terem passado pela experiência em trabalhar com os PAS.Foram discutidos os conteúdos que poderiam ser trabalhados baseados nos projetos apresentados. VALEU. Sei que nesta caminhada, a primeira na aplicação de um PA, tivemos o apoio das colegas que já trabalhavam no NTE com projetos, mas participar do grupo foi fundamental para que dessa forma eu possa me corrigir e melhorar muito.

04/11/2006

Inclusão


Estive lendo os textos sobre inclusão. Quero destacar aqui, onde Rosita Edler Carvalho coloca, que pelo fato dos alunos com necessidades especiais estarem nas salas de aula, não garante aos mesmos que estejam integrados com seus colegas e aprendendo e participando. Acredito que a mudança deve abranger toda uma sociedade para que realmente estes alunos possam ter a possibilidade de aprender, e sendo tratadas, auxiliadas em suas especificidades.

01/11/2006

16ª semana


Obaaaa!!! PA finalizado ontem, a dúvida inicial não é mais dúvida, realmente nos encantamos pelas imagens das propagandas e somos por elas seduzidos. Nestas últimas semanas foi uma preocupação e tanto, parecia que eu estava carregando uma mochila enorme nas costas,mas agora com os pés no chão sei que tenho que retomar as leituras e os PROAS. Para relaxar estou pintando uma tela para a amada Gaby que hoje está de niver. Amanhã é feriado e quero tentar buscar responder ao tema dos mapas conceituais. Tenho também que semana que vem entrar em contato com a professora parceira. Meu tempo está melhor organizado agora. Estou mais tranquila, calma e serena. Que bom que o NTE daqui recebeu 15 pcs novinhos e potentes, estou muuuito feliz por isso.