06/05/2007

PROA 5 - Relação entre midia e educação


Proposta de trabalho sobre mídias

Esta proposta estou revendo e terei até dia 13 para postar. Penso em aplicar esta atividade pois assim poderei compreender melhor a leitura que os alunos fazem do filme.

Assistir um vídeo de propaganda postado no wiki: http://proavirtualg29.pbwiki.com/
Filme curta metragem: “ A alma do negócio” postado em http://proavirtualg29.pbwiki.com/conheca
  1. Participariam da proposta de trabalho alunos da turma 81 da E.E.E.F. Irmã Maria Margarida de Passo Fundo. A turma possui idade média de 14 anos. Esta turma respondeu o questionário sobre mídias do PROA 12 e quanto à questão: Suas compras são influenciadas por alguma propaganda ou imagem da TV? A maioria respondeu que a influência é pouca.
  2. Para assistirem o filme será utilizada a internet, a qual a escola dispõe.
  3. A mídia escolhida é um filme de propaganda.
  4. Diante da proposta do vídeo que vai desde o acordar onde se utiliza, lençol da marca x, ao escovar os dentes o creme dental x, o banho sob o chuveiro x, enfim, será que no dia a dia os objetos que utilizamos não nos influenciam? Até que ponto estamos envolvidos no consumo destes objetos? Nossas atitudes estão relacionadas ao que consumimos? Penso que nas discussões sobre o vídeo os alunos refletiriam se o que eles responderam no questionário do PROA 12 realmente é verdadeiro, pois o contato com o que se consome é tão rotineiro que não se para pensar sobre a influência das propagandas.
  5. A proposta de trabalho seria a construção teórica do seu consumo, ou seja: cada aluno construiria uma propaganda nos moldes do vídeo assistido onde ele colocaria desde que levanta, quais os produtos que ele utiliza, para que dessa forma ele consiga refletir se realmente o que é passado nas propagandas não tem tanta influência em suas compras. Tendo por base a construção teórica se fará à apresentação de sua construção em forma de representação, como se ele fizesse parte do comercial, assim ele estaria colocando o que ele consome por influência.

Outra questão a ser discutida seria em relatar o que se faz com estes produtos na medida em que eles se tornam inúteis? Uma reflexão sobre isso remete a consciência ecológica do é descartado.

  1. Os artigos publicados na biblioteca – material do professor – bem como as aprendizagens sobre propaganda, tema pesquisado pelo grupo do qual fiz parte neste curso, serve de apoio na realização desta atividade.
Visite este endereço e saiba mais sobre a influência da TV.