04/07/2007

Leituras

Dentre minhas leituras para o TCC , "O Professor Revolucionário - da Pré-Escola a Universidade" de Thomas Joseph Burke, o qual faz colocações sobre professores que não costumam ser construtivistas, com concepções tradicionais e mal fundadas do que seja aprender e ensinar, o autor assim escreve: "Para nós, educar, ensinar, sempre foi sinônimo de "dar aula", falar, expor, mostrar, demonstrar, prender a atenção, convencer, manter a disciplina, estimular, "conscientizar", aconselhar, controlar, aplicar provas, punir, premiar. Temos uma enorme dificuldade em imaginar o que seria uma pedagogia construtivista, em que a ênfase estaria voltada para a dinamização de processos naturais de construção de conhecimento através do desenvolvimento de estruturas cognitivas e dos mecanismos operatórios da inteligência do educando". pg. 89 e 90.
As falas do autor me tocam fundo, fazem com que eu reflita sobre as possibilidades que estão acontecendo, em participar com demais professores, num processo de transformação onde estuda-se e reflete-se as novas possibilidades em se mudar este quadro.
Daqui a pouco, eu e o colega Eoil estaremos nos encontrando com os professores do noturno da escola parceira, levarei comigo estes escritos para refletirmos com o grupo.

Nenhum comentário: