03/07/2007

Pierre Lévy


Este escritor e para mim um filósofo pois está muito além do que minha sabedoria alcança, tem uma fala uma tanto filosófica, por isto me referi desta forma. Em minhas leituras, na internet pontuei este parágrafo importante para utilizá-lo em meu TCC. Ao prolongar certas capacidades cognitivas humanas (memória, imaginação, percepção), as tecnologias intelectuais com suporte digital estão redefinindo seu alcance, seu significado, às vezes até sua natureza. As novas possibilidades de criação coletiva distribuída, de aprendizado cooperativo e de colaboração em rede propiciada pelo ciberespaço estão questionando o funcionamento das instituições e os modos habituais de divisão do trabalho, tanto nas empresas quanto nas escolas. Como manter as práticas pedagógicas em fase com processos de transação de conhecimento em via de rápida transformação e, no futuro, densamente divulgados na sociedade? Não se trata aqui de utilizar a qualquer custo as tecnologias, mas sim de acompanhar consciente e deliberadamente uma mudança de civilização que está questionando profundamente as formas institucionais, as mentalidades e a cultura dos sistemas educativos tradicionais e, notadamente, os papéis de professor e aluno”. Pierre Lévy. Muito mais a web dispõe sobre ele e deixo aqui um link para acompanhar em outras oportunidades.
Hummm não é que ele é filósofo mesmo!!!! Estou procurando uma foto para colocar aqui e soube disso. Mas é um gato também rsrsrs.

Nenhum comentário: