29/04/2007

Apresentação dos Pas dia 25

Dia 25 fomos eu e o Eoil montar a sala onde nossas turmas fariam a apresentação dos PAs. Levou um bom tempo a montagem de tudo. Fui então chamar os alunos que estavam nervosos em apresentar para um grande grupo. A grande maioria se deteve a pesquisa sem dar muitas justificativas e não queriam que fosse perguntado nada. Um pequeno grupo de uns 5 alunos ficavam conversando e muitas vezes atrapalhando, mesmo com a nossa insistência de que fosse feito silêncio. No final uma aluna e uma prof. parceira agradeceram a nossa participação na escola e nas aulas. A Diretora também agradeceu na saída. Vou nesta quarta 02/05 buscar o material que a prof. Melânia trabalhou com eles sobre os PAs. Mais no diário de Bordo.
Nesta semana tenho que aplicar um questionário sobre mídias.
Amanhã tenho endoscopia para fazer, acho que não estou tão bem de tanta tarefa. As Opcionais estão exigindo bastante tempo, 5 h cada...mas é claro que isto não basta.
O e-prionfo cai toda hora, isso complica muito.

Paulo Freire

Estive durante a tarde buscando saber mais sobre Paulo Freire. Fiz algumas anotações que segem aqui.
Paulo Freire, podemos dizer que ele foi o construtor de uma educação popular para os brasileiros, onde colocou em prática um autêntico trabalho em educação que identifica a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando o oprimido tanto para a aquisição de instrumentos de leitura e escrita quanto para sua libertação, onde o aluno deve ser senhor de sua própria aprendizagem.

Em suas falas Paulo Freire diz que somos os únicos seres que social e historicamente, nos tornamos capazes de aprender, e aprender é uma aventura criadora, é construir, reconstruir, constatar para mudar o que se faz. Desta forma somos sujeitos da história, história esta onde a cultura e a política fazem parte de nossa história. Dessa forma Paulo Freire pensa em educação como um ato político, um ato de conhecimento e como ato criador.

Em Pedagogia da Autonomia Paulo Freire diz o seguinte: “Não posso de maneira alguma, nas minhas relações político pedagógicas com os grupos populares, desconsiderar seu saber de experiência feito. Sua explicação do mundo de que faz parte a compreensão de sua própria presença no mundo” Onde nesta fala, como já se sabe o quanto Paulo Freire dá importância ao que o aluno traz de vivência de mundo.

Também nos é colocado pelo autor, que aqui está sendo comentado, de que não somos professores neutros, apolíticos, pois estar no mundo envolve relações e estas relações são atos políticos.

Diante das falas sobre as práticas escolares Paulo Freire diz: “Minha presença de professor, que não pode passar desapercebida dos alunos na classe e na escola, é uma presença em si política. Enquanto presença não posso ser uma omissão mas um sujeito de opções. Devo revelar aos alunos a minha capacidade de analisar, de comparar, de avaliar, de decidir, de optar, de romper. Minha capacidade de fazer justiça, de não falhar a verdade. Ético por isso mesmo, tem que ser o meu testemunho”. Tão profundas as colocações que o repensar de nossas práticas devem ser diárias e sem neutralidade, mas sim um encorajador na construção de conhecimentos.

20/04/2007

Dia 23 mais dois PROAS

Semana que inicia dia 23 vai ser assim:
PROA 07............. 2h
PROA 05............. 2h
PROA 12.............. 2h
PROA 08op......... 5h
PROA 17op.......... 5h
PROA 06..............3h
Parceria............... 4h
Totalizando 23 horas....chega a sair fumaça da cabeça pois os PAS envolvem, além da parte presencial com os alunos as postagens nos wikis, seja em comentários, diário de bordo, etc.

Tem mais. Iniciaremos um curso no NTE, pela parte da tarde, durante 5 semanas, sendo as intermediárias à distância. E tem o ACI, nas quintas pela manhã, grupo de estudos: Aprendendo com informática.

Com tudo isso não posso nem cogitar o início da monografia.
É muito PROA ao mesmo tempo e tem o PROA 12, que tenho que aplicar um questionário em uma escola e fazer uma análise dos dados. E neste PROA 12 estou aguardando postagem dos prof. para aplicar o questionário, e nenhuma informação ainda.

18/04/2007

Quinto encontro com os alunos

Meu pé que eu tinha virado, agora está bem melhor, um pouco inchado. Eu que faço massagem não me atrevi a fazer em mim mesma, como pode??? quem sabe Freud explica.
Estive hoje na escola para conversar com alunos, antes da apresentação no dia 25. O trabalho da professora Melânia foi muito interessante onde os alunos escreveram toda a caminhada dos PAs. Resumindo; tudo o que eu precisava que eles fizessem e tinham feito em tres quatro linhas. Combinei com eles para que digitassem essas reflexões lá nas páginas dos projetos de seu grupo. Dois alunos não teriam acesso, combinei então, para segunda irem ao NTE. Conversei sobre responsabilidade em colocar algo na internet. Perguntei o que eu tinha ensinado a eles, que aula eu tinha dado? eles concluiram que quem criou as aulas foram eles mesmos. Então coloquei sobre a função de mediador do professor, basta eles quererem apreder.
Mais colocação, bem descritas postei no diário de bordo em projetos de aprend. turma 04.

15/04/2007

Hablar, hablar

É tanta tarefa por fazer mas com quem falar, se nos fórum está complicado. Por exemplo: PROA 1 foi postado onde iríamos trabalhar, ok, tarefa cumprida, PROA 2, não tem nada. PROA 5 não tenho tido resposta, quase não há interação, PROA 7 estou só no meu grupo 6, PROA 10 não temos fórum para discutir sobre os mapas da parceria o que pensei que nossa turma não fosse necessário fazer os mapas, pois nenhum professor se manifestou para nos orientar sobre ele. E esse proa existe para dar suporte a parceria, ao meu ver. PROA 12 sem fórum, não tenho com quem interagir, que profe é responsável? E a tarefa de semana passada dependia de 3 profes, para assim darmos continuidade nesta semana, e daí?? Ando bastante perdida nos PROAS.
Os que tenho tido mais contato: A prof. Suzana que está sempre presente, orientando, questionando, muito presente e com ela tenho feito trocas, inclusive via e-mail. Só tenho uma resposta a dar a ela sobre os mapas mas hj é domingo, vou enviar amanhã para ela poder relaxar. O diretor do curso tem sempre dado orientações e a Prof. Vania tem dado o geralzão, enviando as orientações gerais.
Quanto aos mapas conceituais eu não os apliquei na parceria. Ninguém desde que iniciou 2007 nos falou nada, só estava constando na tabela de tarefas de parceria, mas os outros grupos tiveram o PROA 10 para isso e o nosso grupo 4 nada. Conclui que não pecisaríamos fazer e por isso não apliquei com os alunos. Outras mudanças houveram como a transferência de duas disciplinas de 2006 para este ano, o adiamento e posterior cancelamento das matrículas nas disciplinas optativas. Essas mudanças ocorreram, então como não se falou dos mapas... porque não seria mais uma mudança!. Tudo isso é o que penso neste momento, quem sabe daqui a 5 minutos eu pense diferente. Acabei de enviar e-mail para a prof. Vania me ajudar a saber sobre o PROA 12. Tenho tarefas por fazer...mas sem fórum para poder pedir ajuda.
Ando preocupada, será que estou errando demais!!! Espero que não. Dei o melhor de mim nas parcerias e vamos colocar os PAs para todos profes da escola, penso que isso seja a importante tarefa nossa nesta pós. O bom uso das tecnologias para introduzir a construção de conhecimento, de uma forma, alegre, onde alunos se sintam felizes em aprender. Só um empecilho nesta etapa. o tal do orkut, que é amor dos alunos. Mas quem sabe, o bom uso dele é uma questão a ser trabalhada. Para relaxar um almoço na casa de minha sobrinha.

09/04/2007

Postagens em dia

Postei hoje no proa 5 a tarefa da terceira semana.
Nesta quarta-feira será minha última participação com os alunos na construção dos conhecimentos PA. Depois disso, provavelmente na próxima quarta-feira dia 18, será a apresentação para as duas turmas.
Estou mais tranquila quanto aos PAs. Neste último encontro vou conversar mais com cada grupo, vendo com eles este processo todo, para que de alguma forma, expressem o que foi esta atividade, com outra metodologia, na vida deles.
Dia 04 criei o blog sobre tecnologias assistivas do proa 07, Até hoje fiz tudo sozinha, pois minhas colegas estão sumidas, mesmo recebendo e-mail das prof, toda semana. Estou fazendo a minha parte no grupo. A participação da colega Margareth foi o de postar no fórum um endereço de site, o qual coloquei no blog. Sinto neste PROA falta de participação para que o trabalho seja em grupo, como num PA.
Tenho postado nesse blog quase todos os dias, sempre editando para que não fique tudo separado. O endereço é: http://nteassistivas.blogspot.com

06/04/2007

Feliz Páscoa

Que sejamos felizes nesta Páscoa, que simboliza a Ressurreição de Jesus.
Longe dos PCs mas próximo das pessoas que amamos.

Postagem proa 12

Estive enviando o questionário para o PROA 12. Ao enviar tinha que aceitar o tema, só que o tema aberto era ainda sobre as mídias, eu enviei da mesma forma, o prazo termina amanhã e domingo é páscoa. Sem chances de postar outra hora. Agora vou ler o texto "o papel das novas tecnologias na escola". A partir dete texto será a tarefa da próxima semana.

04/04/2007

Terceira Aula

O alunos entraram nosPAs da turma 81 para comentar.
Trabalharam com bastante atenção nos dois primeiros períodos.
Nos dois últimos períodos eu me detive em conversar com os grupos sobre o PA bem como perguntei como eles viam o computador como ferramenta de aprendizagem. Procurei anotar estas falas.
- Algumas falas:
. "No computador a gente pode saber muitas coisas que na TV não falam" Rita.
. "Com o computador a gente está mais informada, pode saber mais coisas" Rosângela
. "Eu não sei mexer no computador, tenho vontade de aprender" Volmar
. "O computador é importante para pesquizar, a aula sem o computador seria chata" "O computador oferece aprendizagem...aprender é estudar, entender,...aprendi várias coisas sobre a pesquisa". Everton
. "No computador o cara fica mais interessado" Henrique
. "O computador dá acesso a mais informações, supre a nescessidade da inteligência" Marcos
. "O professor dá uma disciplina, o computador tem um guia, e na internet tem mais" Anderson
. "Aqui a gente pode aprender o que quer, na sala a profe não passa o que a gente quer...daí a gente pode aprender mais... aprendemos muito mais sobre os peixes...hoje tem tudo no computador... mas agora to aprendendo no momento que consigo interagir com ele". Patrick
. "Eu não sabia mexer nada...a gente achou tudo do nosso trabalho" Emanoelle.
. "Antes quando eu entrava no computador eu não sabia buscar e agora sei entrar para pesquisar". Letícia.
. "Na internet é rápido...um lugar onde a gente acha fácil... ajuda para aprofundar o conhecimento".
. "Esse negócio de AIDS é mais fácil achar as coisas" Cassiano.
. "No computador fico lendo mais, é mais interessante ..Bah!!! to mexendo no computador (risos)". Jackson
. "Aqui os grupos sabem o que estamos pesquisando mas eles não tem a informação" Emanuelle
. "Lá na sala a gente vai explicar com a nossa língua como a gente entendeu" Bibiana
. "Aqui a gente aprende brincando" Bibiana
Reforcei para o grupo na importância deles colocarem com suas palavras a compreensão dessa busca.
Gostei desta aula, achei que eles estão mais interessados e tendo uma compreensão maior do processo do PA.
Achei interessante a colocação das alunas Bibiana e Emanuelle, referindo-se ao PA na sala de informática andar paralelo com o trabalho em sala de aula.