26/05/2007

Nome do Blog

Agradeço a Elô por me avisar que no bloglines meu blog constava como ".." pois eu tinha trocado o nome por outro em forma de imagem e dessa forma ele não poderia ter o nome, mas retirei então deixando somente no blog de testes. Esta postagem estou fazendo via e-mail para o blg do proa e o de testes, ambos envolvidos nesta mudança visual.
Coloquei relógio em ambos os blogs e continuo conhecendo mais possibilidades para o blog.
Como a Elô, também eu sou uma fã do bloglines, lá posso acompanhar as postagens de todos colegas, dos comentários do blog do proa, etc...

25/05/2007

Postagem em dois blogs

Agora estou fazendo postagem via e-mail para o blog de testes e para o blog da UFRGS constando os diferentes endereços e diferentes usuários, um deles sendo do terra.
Estou anciosa, espero que as postagens possam ser possíveis.

23/05/2007

Olhos

É quase meia noite e estou com uma dor nos olhos insuportável. Não estou mais aguantendo ficar na frente dos PCs. De dia é no NTE com o curso básico e de noite aqui em frente a minha amada telinha.
Que faço?
É tanta tarefa que meus olhos estão "gritando".

18/05/2007

Blog do Orkut


Depois de criar o blog para estudar sobre o orkut, criei outra pg do orkut para colocar no blog.
Sexta feira e o cansaço bate. Hj fiz várias coisas do 17, 8, e só. Mas esse só vai acabar depois da meia noite.

17/05/2007

Uma coisa por vez

Estou me organizando melhor fazendo uma atividade por dia, ou seja, ontem foi dia do PROA 17, hoje finalizei a unidade 2 do proa 8 - Paulo Freire. Amanhã tenho que concluir o proa 6, na sexta o 5 e o 12. Sábado e Domingo TODOS...rsrsrs

16/05/2007

Blog novo - ORKUT

As tarefas da pós estão chegando assim...loucura, loucura, loucura...
Mas procuro seguir a orientação da pof. Suzana no msn: um pouco de cada, mas sempre presente.

Hoje como primeira tarefa fui ver o que aguardava no PROA 17. Criação de blog, legal! Só que os PCs não permitiam que eu fizesse um e-mail no gmail, foi complicado...depois criei o blog para o meu grupo, o 5, o qual eu fui escolhida para criar. Clique aqui para conhecer.
Enviei e-mail para as colegas poderem participar, utilizei as ferramentas para deixar ele com a cara do Orkut, tema de nossas atividades. Continuei essas atividades pela tarde e agora de noite coloquei todos endereços dos blogs dos colegas do PROA 17 no "bloglines" e depois coloquei no "Blogroll" do blog principal, antes eu tinha feito no blog de testes. Agora sei que ao acrescentar mais um no bloglines ele vai direto para o Blogroll. Já é dia 17, a meia hora, estou cansada, ontem fui dormir à 1:30h, tem muita tarefa ainda pela frente e todo dia tem mais...

14/05/2007

Dia das Mães

Passam 3 minutos da meia noite, minha mãe dorme depois de uma viagem a Guaporé embaixo de muita chuva (não gosto de dirigir na chuva). Vim no horário em que me permitiria entrar no chat com tutores do PROA 8. Consequi conversar com os professores e colegas, me ajudou muito, mas amanhã das 23h às 24h vai ter novamente o bate-papo, quero participar.
Agora sei que eles prcisam dar bastante material e tarefas para que possamos ter subsídios para a monografia, mas isso está me levando a um stress tão grande que me leva a chorar de noite ultimamente. Espero não piorar pois estou em tratamento por outras coisas agora.
Terminei hoje as atividades do PROA 17, amanhã tem mais...
Postei no biblioteca/mat. aluno a auto-avaliação do PROA 7.
Continuo atrasada no PROA 6 o qual só consegui abrir a pg. Quanto ao PROA 12 tenho que gravar um programa de rádio e ouvir com os alunos na escola em que realizei a pesquisa. E fazer uma atividade com os mesmos. Neste também estou atrasada.

12/05/2007

Horas de sono

Tenho deitado pela 1 hora nos últimos dias, agora já passa da meia noite e amanhã, sábado, irei com a mãe na vó. Hoje durante o curso básico meus olhos perderam o foco e eu não conseguia ler, depois passou. Estou esgotada fisicamente.
Abri uma página do wiki no PA da Escola para postagens do PROA 8, sei que devo postar no e-proinfo mas não é legal lá, e aqui dá para visualizar bem antes de enviar. Estou aprendendo que é muito bom o wiki....levou tempo, mas agora o wiki é meu amigo.
Tenho ainda a atividade 6 do PROA 8.....que já estou duas noites só lendo e escrevendo. Daí os outros PROAS estão atrasados, mas me darei o direito de ficar com minha mãe neste final de semana do dia das mães.
PROA 6 ....sei que está atrasado.... mas é complicado. Estou levando de duas a três noites (4h) para cada PROA, daí falta ...noites.
PROA 12 ...vence este final de semana a tarefa sobre explorar o produto da mídia escolhido pelos alunos (não gravei - rádio - pois estamos com curso no NTE todas as tardes neste horário) .Mais uma tarefa que vai atrasar.
PROA 5 esta semana ok...mas tem mais para o dia 20 a conclusão.
PROA 7 está acabando neste final de semana, falta postar a auto-avaliação no mat/aluno.
PROA 17 beleza pura rsrsrs fácil, prático, em cinco ou seis horas dá tempo para fazer numa boa.
E neste as profes respondem ao que questiono, me ajudam nas dúvidas. Muito legal.
TCC.....página vazia, sem condições com 19 h/a deste curso.
Comprei um livro para a Mãe - dia das mães e outro para mim "Processos Formativos da Docência e conteúdos práticos" de Maria da Graça N. Mizukami e Aline Maria de M. R. Reali. Encomendei um do Moran.
Agoravou dar uma olhada nos fórum...00:35h. Tarde...

09/05/2007

Podre


Estou morta de cansaço. Não é fácil orientar mais de 15 professores para criar um blog onde as páginas não abriam, ou quando abriam levamam um tempo grande. Foi complicado mas recompensador pois uma prof. aluna comentou em seu novo blog que o que mais estava importando era o carinho com que orientávamos.

QUANTIDADE DE HORAS DO CURSO...
Estou indignada pois não consigo vencer todas as atividades de todos os PROAS.
PROA 5 ...............2h
PROA 6................3h e ainda não iniciei por falta de tempo só abri a pg.
PROA 7................ 2h Está por acabar, mas ainda na ativa e finalizando as tarefas
PROA 8 Opc........ 5h ..!!!UM TEXTO DE MAIS DE 700 PÁGINAS.......... É de enlouquecer qualquer normal... Ao invés de ajudar vai ser para a gente se perder. E mais outro texto. E tem mais sobre este PROA que falarei a seguir.
PROA 12.............2h
PROA 17.............5h
TOTAL...............19 horas propostas pela UFRGS
Com o e-proinfo caindo toda hora, mais o tempo para abrir os tópicos de vários PROAS...haja saúde pois estamos trabalhando todas as tardes com curso de mais de 30 professores e pela manhã a preparação, pois cada dia as tarefas precisam ser retomadas, refeitas, dependendo da caminhada do grupo.
PROA 8.....que sufoco este PROA, atividades para 5 horas, vejamos...
- continuar com o projeto da proposta de inclusão de Paulo Freire em meu TCC
- ler: "Paulo Freire: uma bibliografia" ,2 tópicos do subtítulo "Avoz da esposa...." e no tópico "a voz do biógrafo...." tópico 2, 4 e 5.
- ler "A pedagogia da aprendizagem" de Eduardo Chaves.
- produzir um texto de 20 linhas a duas páginas para cada questão(1, 2 e 3):
1 - Escolher 3 idéias do livro "Paulo Freire: uma bibliografia" o de mais de 700pág. e fazer um comentário reflexivo.
2 - Fazer um comentário do texto "A pedagogia de PA"apontando 3 argumentos sobre a conexão de PA. respondendo,"Que idéias político- educacional-epistemológicas de Freire...."?
- ler algumas produções textuais de meus colegas postado em "material aluno"
- Retomar a elaboração da proposta inicial referente a Paulo Freire
- participar do fórum
- após participar do fórum registrar minha nova proposta aprofundando o estudo sobre Paulo Freire, com até 5 págunas.
- publicar
ESTAS SÃO AS ATIVIDADES 4, 5 E 6 QUE ESTÃO ME DEIXANDO LOUCA pois são 5 horas para fazer SÓ isso acima.

06/05/2007

PROA 5 - Relação entre midia e educação


Proposta de trabalho sobre mídias

Esta proposta estou revendo e terei até dia 13 para postar. Penso em aplicar esta atividade pois assim poderei compreender melhor a leitura que os alunos fazem do filme.

Assistir um vídeo de propaganda postado no wiki: http://proavirtualg29.pbwiki.com/
Filme curta metragem: “ A alma do negócio” postado em http://proavirtualg29.pbwiki.com/conheca
  1. Participariam da proposta de trabalho alunos da turma 81 da E.E.E.F. Irmã Maria Margarida de Passo Fundo. A turma possui idade média de 14 anos. Esta turma respondeu o questionário sobre mídias do PROA 12 e quanto à questão: Suas compras são influenciadas por alguma propaganda ou imagem da TV? A maioria respondeu que a influência é pouca.
  2. Para assistirem o filme será utilizada a internet, a qual a escola dispõe.
  3. A mídia escolhida é um filme de propaganda.
  4. Diante da proposta do vídeo que vai desde o acordar onde se utiliza, lençol da marca x, ao escovar os dentes o creme dental x, o banho sob o chuveiro x, enfim, será que no dia a dia os objetos que utilizamos não nos influenciam? Até que ponto estamos envolvidos no consumo destes objetos? Nossas atitudes estão relacionadas ao que consumimos? Penso que nas discussões sobre o vídeo os alunos refletiriam se o que eles responderam no questionário do PROA 12 realmente é verdadeiro, pois o contato com o que se consome é tão rotineiro que não se para pensar sobre a influência das propagandas.
  5. A proposta de trabalho seria a construção teórica do seu consumo, ou seja: cada aluno construiria uma propaganda nos moldes do vídeo assistido onde ele colocaria desde que levanta, quais os produtos que ele utiliza, para que dessa forma ele consiga refletir se realmente o que é passado nas propagandas não tem tanta influência em suas compras. Tendo por base a construção teórica se fará à apresentação de sua construção em forma de representação, como se ele fizesse parte do comercial, assim ele estaria colocando o que ele consome por influência.

Outra questão a ser discutida seria em relatar o que se faz com estes produtos na medida em que eles se tornam inúteis? Uma reflexão sobre isso remete a consciência ecológica do é descartado.

  1. Os artigos publicados na biblioteca – material do professor – bem como as aprendizagens sobre propaganda, tema pesquisado pelo grupo do qual fiz parte neste curso, serve de apoio na realização desta atividade.
Visite este endereço e saiba mais sobre a influência da TV.

Relatório do Questionário

PROA 12 Interação de Mídias no Cotidiano.
Atividade referente à sexta semana: relatório-síntese a respeito do questionário aplicado aos alunos
.
O produto da mídia escolhido pelos alunos foi: rádio Diário FM, programa TOP 10, das 17:00horas às 18 horas.
Questionário aplicado na E.E.E.F. Irmã Maria Margarida para uma turma de oitava série, turma 81.

1. O questionário foi respondido individualmente por 7 alunos e 8 alunas, totalizando 15 alunos presentes no dia de sua aplicação tendo a média de idade de 14 anos

2. A turma costuma ver filmes na escola em média 3 vezes ao mês, e se pudessem escolher optariam por filmes de terror e comédias, e em número de três responderam que gostariam de ver de ação e também três alunos gostariam de ver filmes educativos.

3. Questionados quanto a um filme que seria interessante eles verem na escola: 6 responderam, educativos principalmente sobre aquecimento global, 4 optariam por comédias e em número de 1 por tema escolheriam filmes de: ação terror, suspense e musical.

4. Todos os alunos assistem TV e um terço assiste 5 horas diárias, sete alunos por 4 horas e 3 alunos assistem por 3 horas diárias a TV.

5. Perguntado sobre o que eles mudariam na programação da televisão: 4 tirariam as novelas, um deles disse que por passar bobagens, mais 4 tirariam filmes chatos e 2 trocariam estes filmes, tirariam o futebol, e também dois não trocariam nada.1 tiraria desenhos e colocaria filmes, outro tiraria a propaganda eleitoral, colocaria mais notícias.

6. Com referência a questão: se algum programa de TV influencia suas atitudes? 12 alunos responderam que não. E quais seriam estes programas? Afinando a língua, pois ajuda na literatura e sempre lembra de música. Novelas influenciam em fazer o bem e não o mal. Jornais por acabar com os assaltos.

7. Todos os alunos costumam ouvir rádio e a média é de 4 horas diárias.

8. Quanto a leituras: todos eles costumam ler. Seis alunos lêem revistas, 9 livros, 3 jornais e 2 poesias. Perguntado qual a influência que essas leituras tem em sua vida as respostas foram: para aprender mais palavras, mudar, ter boas maneiras, na imaginação, mudança de atitudes e em número de 6 que influencia na aprendizagem.

9. Somente dois alunos não possuem celular: 8 alunos utilizam para falar com amigos, 2 alunos acham que o celular não possui utilidade, 1 aluno faz uso para avisar onde está e outro para emergência e 4 alunos usam ele para tudo.

10. São nove os alunos que não acessam a internet e 6 alunos acessam em média 5 horas semanais.

11. Na questão: o que você não ficaria sem? 10 alunos responderam rádio, 4 alunos não ficariam sem computador, e por último está a TV. E porquê? A maioria respondeu para escutar música, distrair, estar sintonizado, oferecer músicas para amigos.

12. Com referência a questão: se eles são influenciados por alguma propaganda ou imagens de TV? Quatro alunos responderam que não e 10 disseram que nem sempre e a influência se dá em roupas e calçados.

04/05/2007

Aplicação Questionário PROA 12

Estive na Escola Irmã Maria Margarida aplicando o questionário para a apricação do questionário sobre mídias na trrma 81. O Eoil ficou com a turma 82. Depois do questionário eles escolheram como tema para o próximo encontro um programa de rádio, TOP 10 da rádio Diário FM de Passo Fundo, gravarei o programa e ouviremos juntos, depois disso mais tarefas sobre esse tema com eles.
Estive mostrando meus exames, tenho um pouco de refluxo e sinusite aguda. Os remédios são de ouro...14 compr. 172,90 mais 102,00 para refluxo. Me assustei mas tenho que melhorar pois está complicada a pós pela quantidade de horas semanais, devido as disciplinas de 2006.

02/05/2007

PAs para prof. e PROA 12

Estive junto com o Eoil na Escola Arcoverde buscando o material dos PAs que a profe Melânia tinha trabalhado com eles na sala de aula. Quero ler com cuidado e postar algo no diário de bordo do wiki.
Marcamos com a direção para dia 13/06 a apresentação dos PAs para os professores, das duas turmas. Fiz comentários no fórim para ver o que a Prof. Suzana nos orienta, pois não teremos tempo disponível para todos apresentarem, pois acredito ser importante discutirmos sobre o processo todo.
Fomos também na Escola Irmã Maria Margarida para marcar um horário para trabalharmos lá com o PROA 12, referente as mídias. Aplicaremos o questionário nesta sexta-feira.
Agora tenho que postar, sem falta no e-proinfo para o PROA 8 sobre Paulo Freire.
De tarde ao abrir o PROA 8 vi que perdi a participação do chat, mas também, foi postado ontem, no feriado e era para hoje pela manhã, e eu tinha estas outras atividades... Perdi.

01/05/2007

Aprndendo sobre Blog

Estou tendo no PROA 17 uma curiosidade muito grande pois sou apaixonada por Blogs. São 7 os que tenho acesso para postar, mas sem conhecer as possibilidades de suas ferramentas direito. Neste PROA estou aprendendo a utilizar melhor suas possibilidades. Agora vou fazer umas mudanças neste.