31/07/2007

Blog do Moran

Encontrei hoje o blog do Moran. Foi muito bom saber que ele tem blog, agora vou direto adicionar no meu blogllines.

30/07/2007

Quinto envio do TCC

A pouco enviei pela quinta vez o TCC para a prof. Suzana Gutierrez, minha orientadora, para que ela veja como estou indo. Tenho conseguido me superar, pois aprendi a colocar as idéias no PC e não ficar somente no ler. A partir disso tenho relido, refeito, arrumado, corrigido, enfim, passo algumas horas, todas as noites, concentrada trabalhando para que o meu TCC seja compreensível para quem for ler.

28/07/2007

3 dias afastada do TCC


Ao fundo a Barragem em Machadinho, próximo de Marcelino Ramos. Paisagens encantadoras por onde passei.
Hoje, sábado, de volta ao PC, feliz da vida, pois ontem dia de meu "terceiro debu", como disse uma pessoa querida, fui buscar meu celta zerinho, agora só falta pagar rsrsr.
Bem e o TCC... desde a última orientação da prof. Su tenho trabalhado bastante. Tenho mais revisões por fazer ainda mas pretendo enviar amanhã ou segunda para a prof. poder acompanhar semanalmente.
Penso estar aprendendo a escrever, pois colocando as idéias fica mais fácil finalizar, o que estou aprendendo, pois nada é perfeito, terminado. Hoje era isso.

23/07/2007

Meu niver chegando...


Um igualzinho, zerinho está a caminho.
Meu TCC está indo muito bem, tenho recebido orientações significativas da prof. Su. Estou revendo, fazendo, refazendo.
Ontem de noite chorei e quase não dormi. Estou cansada, exausta. É muito estudo e pouco tempo para mim. Vou sair do ar por dois dias, mas serão somente dois dias. Estou nesta correria a seis meses e meu corpo reclama, imunidade baixa, problemas de saúde.
Agora... mais TCC....

18/07/2007

Reconstruindo

Lendo a dissertação de mestrado da prof. Suzana Gutierres, pg 95, me chamou atenção sua fala "(...)ser educador é fazer parte de uma profissão que congrega um conjunto específico de conhecimentos e práticas, que são históricas e, portanto, não imutáveis nem fixos, são movimento de contínua reconstrução". Sou educadora, cada vez mais consciente da importância de estar aberta e flexível nas reconstruções que o tempo presente, agora ainda mais, exige e se expressa. Reconstruindo estou em: pensamentos, idéias, atitudes, comportamento, ações, reflexões, leituras e por aí vai...

17/07/2007

Meus estudos

Meu TCC tem sido construído quase diariamente e refeito também. Está com mais de 40 páginas sendo que 30% ainda estou revendo. Diariamente mudo o TCC, pois sempre leio os livros que comprei, os emprestados e textos da internet, e vou colocando mais e mais, por este motivo que umas três vezes por semana releio e faço as correções, enfim, arrumo as minhas idéias.
Tenho encontrado muito material sobre o tema.
Tenho ainda dúvidas: quanto as citações da internet no meio do texto pois não tem página, só autor e título do texto e se nesta citação da internet tem três ou quatro autores... Tenho que ver com calma a formatação e tentar encontrar as respostas para isso.
Sempre procuro buscar as respostas por mim, caso eu não consigo peço ajuda para a prof. Su. Tenho feito isso e tem sido legal.
Ontem e hoje estive construindo um blog de links para o NTE o qual tem muitos outros links para serem postados. Pela noite é que tenho me concentrado para estudar.
Amanhã enviarei o TCC para a professora Su ver.

16/07/2007

Domingo sem TCC











Neste domingo estive passeando em Cachoeira Branca- Rondinha, minha terra Natal.
Estas fotos são da passagem do rio, atrás do moinho que pertencia a minha família. A 30 anos atrás neste lugar eu pescava e me banhava. As fotos são do celular, porque eu não imaginei que iria para lá. A outra foto com minha sobrinha Janeska de 19 anos. E ao fundo otro prédio de outro ex-moinho de minha família, este em Constantina e a metros da casa da minha mãe. Foi muito bom relaxar e passar um domingo em festa de interior.

11/07/2007

Aplicaciones web 2.0

Hoy encontré un blog con un mar de links para aplicativos para web 2.0.
Está en español, esto no es problema para mi.
No está arrriba, hay que ver abajo en la página del blog.

PAN 2007


Uma Pan que sou eu verá um PAN.
Parece brincadeira mas mas pelo menos pela TV posso participar torcendo pelo meu país.
umas imagens mais aqui posto para marcar este período esportivo o qual procuro acompanhar. Espero que anjos como Oscar conquistem muitas medalhas.

06/07/2007

E-mail da orientadora

Tamanho foi meu susto ontem pela tardinha quando entrei para ver os e-mail. Cinco deles da prof. Su, minha orientadora. Me assustei e logo imaginei, aí tem muita bomba, nooooooosssssa, pensei que teria feito muita caisa errada a aí estaria escrito que eu deveria mudar tudo.
Dei uma caminhada, tomei uma água, comi uma fruta e voltei para o PC, para encarar. Abri o primeiro, nada grave, o segundo também, daí me acalmei e vi que não era o que eu esperava "a bomba" mas sim orientações legais para que eu possa crescer neste TCC. Gostei muito das orientações que recebi. Sei que o que vem nas próximas é isso mesmo, o olhar de quem sabe sobre minhas falas.
Sempre digo para meus colegas quando escrevo algo em meu trabalho, olhem, revisem, pois dificilmente encontro erros no que escrevo e o olhar do outro me atenta as mudanças que devem ocorrer para que eu faça uma releitura de minhas construções. Estou disposta a aprender e para o próximo envio vou arrumar a formatação. Vai estar bem mais fundamentada e construída.

Encontro sobre PA

Estivemos dia 04/07 na escola conversando com o grupo de professores do noturno. Muitos dos professores presentes trabalham com o EJA e como eles já fazem parte de um grupo que trabalha de forma diferente, penso que algo mais de nossas conversas poderá se tornar aproveitado. A metodologia de trabalho utilizamos a mesma onde dois grupos apresentaram seus PAs, depois disso discussões sobre o processo com a presença dos alunos.
Após isso ficamos trocando idéias, informações com os professores. Inicialmente o grupo se mostrou bastante reservado, no decorrer do encontro as conversas fluíram naturalmente. Perceberam a importância do aprender pela vontade, porque se gosta, se quer, enfim, as alunas deixaram bem claro aos presentes que estavam com vontade de aprender. O esclarecimento a respeito da utilização dos computadores como ferramenta de aprendizagem, foi bastante acentuado, bem o como o processo pelo qual alunos passaram para construírem aprendizagem baseada em questões problemas, certezas provisórias e dúvidas temporárias.
Quanto a isso uma das professoras disse muito interessante e faz com que o aluno tenha uma direção e o professor possa orientar melhor.
Pretendemos continuar acompanhando a escola para ver se ocorrerão mudanças. O colega Eoil ainda fará entrevistas com os professores para sue TCC.

04/07/2007

Leituras

Dentre minhas leituras para o TCC , "O Professor Revolucionário - da Pré-Escola a Universidade" de Thomas Joseph Burke, o qual faz colocações sobre professores que não costumam ser construtivistas, com concepções tradicionais e mal fundadas do que seja aprender e ensinar, o autor assim escreve: "Para nós, educar, ensinar, sempre foi sinônimo de "dar aula", falar, expor, mostrar, demonstrar, prender a atenção, convencer, manter a disciplina, estimular, "conscientizar", aconselhar, controlar, aplicar provas, punir, premiar. Temos uma enorme dificuldade em imaginar o que seria uma pedagogia construtivista, em que a ênfase estaria voltada para a dinamização de processos naturais de construção de conhecimento através do desenvolvimento de estruturas cognitivas e dos mecanismos operatórios da inteligência do educando". pg. 89 e 90.
As falas do autor me tocam fundo, fazem com que eu reflita sobre as possibilidades que estão acontecendo, em participar com demais professores, num processo de transformação onde estuda-se e reflete-se as novas possibilidades em se mudar este quadro.
Daqui a pouco, eu e o colega Eoil estaremos nos encontrando com os professores do noturno da escola parceira, levarei comigo estes escritos para refletirmos com o grupo.

03/07/2007

Pierre Lévy


Este escritor e para mim um filósofo pois está muito além do que minha sabedoria alcança, tem uma fala uma tanto filosófica, por isto me referi desta forma. Em minhas leituras, na internet pontuei este parágrafo importante para utilizá-lo em meu TCC. Ao prolongar certas capacidades cognitivas humanas (memória, imaginação, percepção), as tecnologias intelectuais com suporte digital estão redefinindo seu alcance, seu significado, às vezes até sua natureza. As novas possibilidades de criação coletiva distribuída, de aprendizado cooperativo e de colaboração em rede propiciada pelo ciberespaço estão questionando o funcionamento das instituições e os modos habituais de divisão do trabalho, tanto nas empresas quanto nas escolas. Como manter as práticas pedagógicas em fase com processos de transação de conhecimento em via de rápida transformação e, no futuro, densamente divulgados na sociedade? Não se trata aqui de utilizar a qualquer custo as tecnologias, mas sim de acompanhar consciente e deliberadamente uma mudança de civilização que está questionando profundamente as formas institucionais, as mentalidades e a cultura dos sistemas educativos tradicionais e, notadamente, os papéis de professor e aluno”. Pierre Lévy. Muito mais a web dispõe sobre ele e deixo aqui um link para acompanhar em outras oportunidades.
Hummm não é que ele é filósofo mesmo!!!! Estou procurando uma foto para colocar aqui e soube disso. Mas é um gato também rsrsrs.