29/04/2007

Paulo Freire

Estive durante a tarde buscando saber mais sobre Paulo Freire. Fiz algumas anotações que segem aqui.
Paulo Freire, podemos dizer que ele foi o construtor de uma educação popular para os brasileiros, onde colocou em prática um autêntico trabalho em educação que identifica a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando o oprimido tanto para a aquisição de instrumentos de leitura e escrita quanto para sua libertação, onde o aluno deve ser senhor de sua própria aprendizagem.

Em suas falas Paulo Freire diz que somos os únicos seres que social e historicamente, nos tornamos capazes de aprender, e aprender é uma aventura criadora, é construir, reconstruir, constatar para mudar o que se faz. Desta forma somos sujeitos da história, história esta onde a cultura e a política fazem parte de nossa história. Dessa forma Paulo Freire pensa em educação como um ato político, um ato de conhecimento e como ato criador.

Em Pedagogia da Autonomia Paulo Freire diz o seguinte: “Não posso de maneira alguma, nas minhas relações político pedagógicas com os grupos populares, desconsiderar seu saber de experiência feito. Sua explicação do mundo de que faz parte a compreensão de sua própria presença no mundo” Onde nesta fala, como já se sabe o quanto Paulo Freire dá importância ao que o aluno traz de vivência de mundo.

Também nos é colocado pelo autor, que aqui está sendo comentado, de que não somos professores neutros, apolíticos, pois estar no mundo envolve relações e estas relações são atos políticos.

Diante das falas sobre as práticas escolares Paulo Freire diz: “Minha presença de professor, que não pode passar desapercebida dos alunos na classe e na escola, é uma presença em si política. Enquanto presença não posso ser uma omissão mas um sujeito de opções. Devo revelar aos alunos a minha capacidade de analisar, de comparar, de avaliar, de decidir, de optar, de romper. Minha capacidade de fazer justiça, de não falhar a verdade. Ético por isso mesmo, tem que ser o meu testemunho”. Tão profundas as colocações que o repensar de nossas práticas devem ser diárias e sem neutralidade, mas sim um encorajador na construção de conhecimentos.

Um comentário:

Tumelero disse...

Visitei você, espero que seja muito feliz com tua monografia!
Boa Sorte!!!